top of page

Como se tornar um franqueado de sucesso

Franquias são consideradas opções mais seguras para empreendedores menos experientes.


E são um mercado que está em expansão. Quem planeja abrir um negócio nesse modelo conta com a expertise do franqueador, um plano de negócios estruturado e um planejamento mais assertivo.


Além disso, tem várias opções de marcas consolidadas e nos mais diferentes ramos de atividades.


O desejo de se tornar um empreendedor de sucesso está cada vez mais em voga. Por esse motivo, os modelos de franquia estão entre os negócios mais buscados para investimento. Quer saber como se tornar um franqueado de sucesso?


Empreender não é tarefa fácil. Isso porque, não basta apenas investir o dinheiro necessário para abertura de um negócio. É fundamental que exista um planejamento bem definido para desenvolver a empresa de forma segura e que traga resultados.


Não à toa, muitos brasileiros buscam franquias para investir. As franquias são um modelo de negócio mais seguro e eficiente, se comparado com as empresas criadas do zero.


A segurança é proporcionada pela experiência das redes de franquias em atuação no mercado, atendimento dos clientes, vendas, desenvolvimento de produtos e serviços. Além da superação de inúmeros desafios.


Dessa forma, é possível investir com mais tranquilidade, contar com um suporte adequado e que dá resultados. Entretanto, não significa dizer que basta investir em qualquer franquia que o sucesso será automático.


É essencial pesquisar, estudar o mercado e as possibilidades de investimento e escolher o modelo de franquia que mais se adequa às suas condições e perfil de empreendedor.


O que é franquia?


Antes de você ler as dicas de como ser um franqueado de sucesso é preciso entender o que é esse modelo de negócio.


A franchising (termo em inglês muito usado para franquia) funciona de uma forma muito peculiar, e quem quer aprender a ser franqueado deve compreendê-lo bem, caso contrário poderá encontrar problemas graves no futuro.


Esse tipo de negócio utiliza o sistema de direito da marca, ou seja, o franqueado pode utilizar a marca, os serviços e a publicidade da empresa.


Quais as vantagens do setor?


Entre as possibilidades existentes no franchising, os fatores considerados atraentes são as possibilidades de retorno rápido de investimento, suportes, treinamentos e transferência completa de know how.


O prazo de retorno de investimento é ainda menor se o empreendedor optar por um modelo de microfranquia. Esses formatos são opções de negócios que apresentam valor máximo de investimento de R$ 90 mil.


Assim, por terem valores mais acessíveis, é possível recuperar o investimento de forma mais rápida, agilizando as possibilidades de lucratividade.


Ainda segundo a ABF, o faturamento médio mensal e a margem de lucro das franquias pode variar entre 10% e 15%, o que também é bem favorável para o franqueado.


Além disso, o suporte das franquias está entre os fatores mais fortes para os empreendedores, principalmente para quem é estreante.


Devido ao suporte e transferência de know how aos franqueados, a taxa de mortalidade das franquias está bem abaixo do que uma empresa comum.


Os dados mostram que apenas 5% das franquias fecham as portas em até 24 meses, enquanto 23% das empresas tradicionais encerram as atividades antes de completar dois anos de operação. As informações são do Sebrae e da ABF.


Como ser um franqueado de sucesso


Invista em áreas que você domina e gosta


Para que os franqueados tenham sucesso na desafiadora empreitada de abrir seu próprio negócio, o primeiro passo é encontrar uma atividade que você já tenha experiência e com a qual concorde.


Começar um negócio exige mais do que apenas o retorno financeiro que ele pode fornecer. Nessa nova etapa da carreira, os empreendedores precisam passar cerca de 24 horas pensando em abrir um negócio. Portanto, ele precisa amar o mercado em que atua.


Conheça algumas unidades de franquia


Vá até a unidade para conhecer o dia a dia das franquias. Pergunte sobre o cargo, modelo de negócio, capital de giro e suporte prestado pelo franqueador.


Estas são algumas informações importantes para os candidatos a franqueados consolidarem suas opções de franquia.


Entenda os serviços de algumas unidades para ter certeza de que esse é o modelo que deseja seguir.


Leia atentamente o contrato


De acordo com as normas federais, a redação do contrato sob responsabilidade da franqueadora deve ser clara, justa, bilateral, mutuamente pactuada e preventiva. Resumindo, isso reduz a chance de ambas as partes descobrirem vulnerabilidades no documento.


Para ter sucesso e chegar a um consenso útil, você deve cumprir os seguintes pontos do contrato:


  • Taxas fixas e mensais;


  • Delimitar o território de negócios;


  • O período de validade do contrato;


  • Cláusulas de renovação e rescisão de contratos;


  • regras de concorrência.


  • Dicas para um franqueado de sucesso


Para quem quer se tornar um franqueado, o primeiro conselho é ter paciência. É preciso fazer uma boa análise das possibilidades e se preparar para os processos burocráticos de franquia. As lojas franqueadas de grande porte conduzem pesquisas aprofundadas localmente para verificar fatores como tráfego e estrutura, o que leva tempo.


Saber mais sobre a franquia é sempre uma boa escolha! Existem franquias mais lucrativas, que são uma excelente opção de negócio para os empresários. Além disso, ser franqueado de uma grande rede exige uma série de fatores, que é importante você saber.


Responsabilidades de um franqueado de sucesso


Embora muitos empresários acreditem que a vida de um franqueado é fácil e de sucesso garantido, investir em uma boa rede de franquias para ter sucesso nessa área de atuação nem sempre é suficiente. Mais importante ainda, um franqueado de sucesso deve estar ciente de suas responsabilidades para garantir que o negócio no qual ele investe alcance bons resultados, e ele deseja ver um crescimento constante.


● Aja como um empresário independente


Mesmo que o franqueado sempre tenha contado com o apoio da franquia, ele não deve encarar esse tipo de ajuda como uma oportunidade de administrar o negócio com a ajuda de uma “muleta”. Na verdade, um excelente franqueado, como empresário independente, se preocupa com o funcionamento de seu negócio, entende suas decisões e administra bem sua equipe de trabalho, suas finanças e o resultado de seus serviços.


Quanto mais os franqueados atuarem como empreendedores independentes (é claro, respeitar os termos firmados no contrato), maiores serão as chances de sucesso no seu negócio.


● Cumpra as metas e responsabilidades especificadas no contrato


Os franqueados de sucesso, embora muito independentes e cheios de confiança nos seus talentos empreendedores, não devem esquecer que carregam consigo muitos objetivos e responsabilidades, que devem ser cumpridos de acordo com o contrato firmado.


A empresa só decide abrir uma franquia quando percebe que também é possível lucrar com essa oportunidade, por isso estipula algumas obrigações que a franqueadora deve cumprir após a assinatura do contrato.


● Entregue resultados


Não há descanso no trabalho de um franqueado de sucesso, afinal ele não deve esquecer que seu comportamento é quase inteiramente para trazer resultados satisfatórios para o franqueado e para si mesmo.


Não se engane e acredite que a empresa proprietária da franquia vai gerir o departamento e ajudá-lo a resolver as dificuldades que possa encontrar ao longo do caminho. O apoio do franqueador é fornecido exclusivamente para garantir que a integração da marca e as operações comerciais sejam realizadas dentro dos procedimentos estabelecidos pelo proprietário original da empresa.


● Garanta o fortalecimento e desenvolvimento da marca


Para uma empresa franqueada, grande parte da vantagem de abrir uma nova unidade de negócios administrada por investidores é garantir o crescimento e o fortalecimento da marca própria. Por isso, o franqueado deve estar muito atento ao seu papel como promotor da marca, devendo, portanto, zelar pela boa imagem e qualidade do serviço prestado ao seu negócio.


A franquia exige que os franqueados sigam estritamente as instruções e padrões da marca, especialmente em termos de operação, prazo, preço, qualidade e estrutura. Cuidado com isso.


Os franqueados responsáveis por garantir a força e a popularidade da marca são profissionais de sucesso e mantêm um bom relacionamento com os franqueados.


● Comunique o que for fazer


Na Publicidade e propaganda, lembre-se sempre de repassar alguma atividade específica para a franquia, elas precisam ser avaliadas e aprovadas, afinal, isso pode ser “prejudicial” para a marca.


Venha com a gente e se torne um franqueado de sucesso!



31 visualizações0 comentário

Comentarios


bottom of page