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Como precificar seus produtos nos marketplaces


86% das empresas brasileiras enfrentam dificuldades para precificar seus produtos. Quem está dizendo isso não somos nós, esse número é de uma pesquisa divulgada pela Preço Certo. Sua empresa faz parte desse número? O que é precificação? A precificação consiste em determinar o preço dos produtos que você comercializa nos marketplaces. Porém, não é simplesmente cobrar um valor aleatório, é necessário uma estratégia para cobrir os custos da operação, ser competitivo no mercado e ainda dar lucro para a empresa. Qualquer cálculo errado você corre o risco de vender no prejuízo, então fique atento!

  1. Entenda os custos da sua operação

É importante colocar na ponta do lápis todos os gastos da sua empresa, pois dessa forma você consegue ter mais clareza na hora de precificar os seus produtos. Os custos variáveis estão diretamente ligados à venda do seu produto, por exemplo, os marketplaces cobram taxa de comissão e em alguns casos o frete. As porcentagens variam de canal para canal e categoria, por isso, é essencial conhecer as regras das plataformas. Os custos fixos não estão atrelados às vendas, eles dizem respeito ao aluguel, água, luz, etc. Ou seja, todos os meses você precisa pagar essas contas para que sua operação mantenha-se funcionando.

  1. Calcule por margem de contribuição

Essa forma de calcular é basicamente como é feito para descobrir quanto dinheiro sobra da venda do produto para cobrir os custos fixos da empresa. Fórmula da margem de contribuição: preço da venda do produto - custos variáveis Exemplo: preço da venda do produto - comissão do marketplace - frete - custo variável - custo do produto = margem de contribuição Para você chegar no resultado de quantas vendas é necessário para pagar os custos fixos e assim alcançar um ponto de equilíbrio na sua empresa, faça o cálculo: Custos fixos ÷ Margem de contribuição = Ponto de equilíbrio. Há produtos que vendem muito, mas a margem de contribuição é menor. Enquanto isso existem outros que o volume de vendas é menor, porém com margens altas. A precificação vai partir da sua estratégia de venda, entenda que cada produto contribui de forma diferente para o crescimento da sua empresa.

  1. Trabalhe estratégias nos marketplaces

Se você quer evitar brigar por preço nos marketplaces, precisa aplicar algumas estratégias para se diferenciar da concorrência e agregar valor aos seus produtos. Outro grande diferencial é a criação de kits de produtos. A combinação de várias peças em um único pacote é algo mais exclusivo e atrativo para os consumidores. Por exemplo: painel de festa + balões. Por último, trabalhe gatilhos mentais, por exemplo, preços que terminam com número 9 ou 7 causam a sensação no consumidor de que o produto é mais barato. A Apple é a grande prova de que isso realmente funciona na prática.

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