Como distinguir os 3 níveis organizacionais da sua empresa?
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Como distinguir os 3 níveis organizacionais da sua empresa?

Em uma organização, uma hierarquia define a estrutura de uma empresa em termos de cargos, funções e processos de produção. Saber quais são os níveis dessa hierarquia é fundamental para geri-los de forma inteligente e eficaz, tornando a empresa mais organizada, rumo ao sucesso.



A hierarquia de uma empresa é sempre dividida em três níveis organizacionais, mesmo que isso às vezes aconteça de forma inconsciente, e são eles os níveis estratégico, tático e operacional.


Nível Estratégico


Na piramide este é o nível mais alto e nele se concentra uma menor quantidade de pessoas, presidentes, diretores e gestores, que discutem e geralmente decidem sobre temas como objetivos estratégicos, planejamento de crescimento da organização e tudo que a direciona. Neste nível é que são tomadas as decisões da empresa.


Nível Tático


Fica no ponto médio desta pirâmide e é composto por gerentes, coordenadores, encarregados e etc. O objetivo principal destes colaboradores é passar as estratégias desenvolvidas no plano estratégico, gerenciando e coordenando o plano operacional na busca pelas metas e objetivos traçados.

Nível Operacional


Não menos importante, na base desta pirâmide existe o nível operacional composto por auxiliares, assistentes, estagiários e etc. Nele se concentra a maior quantidade de colaboradores dentro da organização e o seu foco é trabalhar em grupo e entregar tarefas específicas.


A definição clara destes níveis se faz importante pela razão de que a partir disso se consegue determinar e saber o papel de cada pessoa dentro da empresa, uma vez que ao ter ciência sobre a sua responsabilidade o indivíduo passa a desempenhar cada vez melhor suas funções e acaba contribuindo efetivamente e na prática para os resultados extraordinários dos negócios.


Outro ponto que faz com que seja necessário definir e estruturar bem a organização é o fato de que cada profissional precisa estar no local certo, desempenhando as funções que estejam de acordo com o que ele realmente e verdadeiramente sabe e gosta de fazer, resultando em aumento da produtividade, motivação e integração entre todos os colaboradores e gestores, bem como excelência na gestão empresarial.


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