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Como Diferenciar Sua Empresa da Concorrência

Em um mercado cada vez mais competitivo, saber como diferenciar sua empresa dos concorrentes é essencial.



Embora possa parecer uma tarefa árdua, tendo em vista a quantidade de negócios estabelecidos com intuito semelhante, procurar por meios de diferenciar-se é o que lhe ajudará a ser notado. Com determinadas atitudes é possível tornar sua marca conhecida e fazê-la ser lembrada. Quer saber como?


Existem muitas técnicas que tornam possível uma análise específica do concorrente, algumas conseguem focar em mais pontos que outras. Mas quando feitas juntas, conseguem entregar uma análise completa, no qual muitas estratégias podem ser desenvolvidas para impulsionar o seu produto ou serviço no mercado.


Analisar a concorrência é uma necessidade. Afinal, só assim você saberá quais as brechas de mercado poderá aproveitar e quais os pontos fracos de seus concorrentes que você poderá aprender para não cometer os mesmos erros.


Vá além de acompanhar apenas o preço e os produtos/serviços dos concorrentes. Se puder, invista em benchmarking, escolha marcas que você admira e liste o que elas fazem de melhor. Depois, veja o que pode ser aplicado no seu negócio, mas claro aplique as ações que fazem sentido para o seu público e marca.


É impossível falar de como se diferenciar da concorrência e ignorar a importância de manter um bom diálogo e levar a melhor experiência para o seu público. As empresas preferidas dos consumidores são aquelas em que eles podem confiar, e às quais conseguem manter uma relação de cordialidade e confiança.


Ter uma equipe alinhada e bem treinada é essencial para que a execução da estratégia de diferenciação proposta funcione. Por isso, treinamentos e reuniões de alinhamento frequentes são importantes.


Para alinhar a equipe da sua empresa, no processo de capacitação, deixe-os a par da identidade e da proposta de valor da sua empresa. Instrua-os sobre os benefícios do produto ou serviço, indo além das características técnicas dele. A equipe preparada se sentirá mais confiante em transmitir a mensagem, pois saberá o que é esperado dela.


O processo de entrega para um cliente envolve muito mais que o produto ou a prestação de serviço em si. Normalmente, empresas possuem um produto de qualidade, mas pecam nos processos que envolvem a entrega do mesmo e a receptividade do cliente. Estrategicamente, vá além da expectativa. Faça surpresas durante o processo de entrega. Para isso, dê ao cliente algo que ele não esteja esperando.


Lembra da Análise Swot, certo? Então, pegue seus pontos fortes e foque em comunicar eles a partir de hoje. Foque nas coisas que você faz realmente bem, e as pessoas irão prestar atenção nisso. Vão comprar por esse diferencial específico!


Por fim, vale ressaltar que para aplicar ou implementar as estratégias desenvolvidas, são necessários marcadores de sucesso para cada estratégia utilizada. Com isso, você consegue metrificar o quanto aquela estratégia pode estar dando certo e como ela vai atingir o público.


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