top of page

A importância de uma boa cultura organizacional


A importância da cultura organizacional é cada vez mais debatida no mercado, isso porque é relevante para os colaboradores que enxergam muito valor em uma cultura que promove bom clima organizacional, engajamento da equipe e retenção de talentos.


O que é cultura organizacional?


A cultura organizacional é o conjunto de valores, expectativas, crenças e práticas que orientam e guiam o comportamento de todos os membros da empresa. É este conjunto que faz de uma empresa o que ela é, como uma impressão digital. Muitos outros compartilharão elementos com você, mas sempre haverá diferenças que tornam cada cultura e organização únicas.


Por exemplo, algumas empresas são veganas e fazem deste princípio parte de sua cultura organizacional. Esse valor será refletido em todos os aspectos da empresa, desde sua identidade até as principais decisões tomadas pelo público ou pequenos aspectos, como a embalagem usada para entregar os produtos aos clientes.


Também afeta a maneira como as pessoas interagem umas com as outras, com os clientes e com seus superiores e tem um forte impacto na forma como os funcionários se identificam com a empresa.


Quais são os benefícios da cultura organizacional?


Dentre os benefícios podemos enfatizar:


Aumento de produtividade


A cultura organizacional da empresa afeta diretamente o desempenho da equipe. Quando seus colaboradores se sentem parte do ambiente de trabalho que os acolhe, permite que se sintam à vontade e livres para expressar quem são, eles contribuem com maior engajamento e dedicação no trabalho, aumentando o índice de produtividade da empresa.


Uma cultura focada no bem-estar dos colaboradores será recompensada com prontidão para contribuir com novas ideias.


Reter mais profissionais


A retenção profissional é consequência direta do engajamento dos funcionários. Os funcionários tendem a permanecer mais tempo na empresa e até mesmo assumir carreiras com mais frequência - uma ocorrência rara nos dias de hoje, pois as pessoas tendem a permanecer na mesma organização por vários anos.


Fortalecer a marca empregadora


A cultura organizacional de uma empresa afeta diretamente sua imagem pública e reputação. Uma cultura saudável tende a melhorar a imagem de uma empresa, o que se reflete positivamente na atratividade de futuros colaboradores que compartilham valores semelhantes e potenciais clientes. Da mesma forma, uma cultura disfuncional terá um efeito devastador na atração de novos talentos para o seu negócio.


Para uma perfeita integração à cultura, é preciso esclarecer todos os costumes, valores e expectativas a todos os envolvidos com o negócio – especialmente os colaboradores. É dentro desse ambiente que surge a oportunidade de desenvolver o trabalho e auxiliar a empresa a crescer, porém com uma cultura interna sólida as pessoas podem se desenvolver junto com seu local de trabalho.


Saiba mais no:

(https://www.gigatron.com.br/conteudo)


💙 Conheça o Blog Gigatron e fique por dentro de conteúdos de empreendedorismo.

📲 Ative as notificações para ficar por dentro de todo conteúdo!

📌 Se não tem tempo para ler agora, salve este post para ler depois.



27 visualizações

Kommentarer


bottom of page