7 sinais de que é hora de trocar de ERP

Ter um sistema ERP atualizado é essencial para seu negócio manter a competitividade no mercado.


Atualizar um software ERP pode parecer um projeto caro e um pouco intimidador, embora os ganhos com o aumento da eficiência e a melhoria das operações sejam um bom investimento a longo prazo. Porém, só o investimento não é um forte motivo para a troca.


Muitas empresas preferem manter seu software atual por saberem que esta mudança afetará todas as áreas da organização. Por isso, nós separamos 7 sinais que vão te convencer que todo o tempo, treinamento e revisão de processos vão de fato, valer a pena!



1. As necessidades da empresa estão superando a capacidade do ERP


Você sabe por que comprou seu primeiro sistema ERP? - para ajudar a gerenciar uma empresa em crescimento. Mas se as taxas de manutenção do software estão crescendo cada vez mais e as taxas de licença de usuário estão aumentando conforme o número de colaboradores da equipe aumenta, você pode estar lidando com um sistema ERP que não se adapta muito bem à sua empresa. O ERP deve sempre apoiar e agilizar o crescimento da sua equipe ao invés de atrapalhar ou gerar mais trabalho.



2. Pequenas ineficiências estão se somando devido ao seu ERP atual


Provavelmente, existem maneiras mais eficientes de realizar muitas tarefas da sua empresa. A tecnologia cresce de forma muito rápida e a perda de processos eficientes é um custo que se mantém oculto, especialmente quando se trata de um software que não é da nuvem. Um sistema ERP desatualizado também faz com que o seu investimento vá para a manutenção do mesmo, em vez de permitir que você o invista em soluções de problemas reais.



3. As necessidades dos seus clientes não estão sendo atendidas


Clientes, fornecedores e parceiros esperam acesso direto aos dados de faturamento, remessa e estoque. Eles não querem ligar para ninguém para obter essas informações e você não quer gerar chamadas desnecessárias de atendimento ao cliente. Os sistemas mais antigos não foram projetados para acesso de vários usuários e tendem a ser menos eficientes para o serviço ao cliente. Uma solução Cloud ERP pode fornecer acesso instantâneo e em qualquer lugar com informações em tempo real. Se você não estiver fornecendo essa solução, é provável que os seus concorrentes tenham uma grande vantagem sobre você.



4. O seu local de trabalho está mudando


Os líderes de pequenas empresas de hoje, muitas vezes trabalham com colaboradores ou filiais inteiras em locais remotos, devido ao teletrabalho. Operar com um modelo de negócios que depende de um escritório centralizado simplesmente não é mais praticável no momento em que vivemos.



5. Os colaboradores são móveis e as informações também precisam ser


Cada vez mais aumenta o uso de dispositivos móveis, tablets, notebooks e smartphones. Uma solução ERP na nuvem transforma isso em uma vantagem comercial, fornecendo uma experiência de transição perfeita do escritório para a casa, para o smartphone e vice-versa. Um sistema ERP na nuvem aumenta a escalabilidade à medida que você adiciona novos colaboradores.



6. Você não tem acesso a informações em tempo real


Se você precisa buscar informações atualizadas da empresa, isso atrasa a tomada de decisões importantes e prejudica a capacidade da solução de problemas. Você precisa saber quais partes de sua empresa estão funcionando e quais não estão - e você precisa saber rápido. Os recursos de BI (Business Intelligence) disponíveis no ambiente de negócios, disponibilizam e organizam os dados, facilitando a análise e o monitoramento das informações da empresa, a qualquer hora e em qualquer lugar.



7. Seu ERP não está acompanhando as mudanças da legislação


A legislação sofre alterações todo ano, se não com mais frequência. Neste caso, muitos softwares não acompanham essas mudanças, e isso pode acabar gerando prejuízos para a empresa, como multas e gastos com regularizações. Contar com um sistema preparado e constantemente atualizado facilita o cumprimento dessas obrigações que são fundamentais para a condução da empresa.


Existem muitos outros sinais além desses que podem estar mostrando que está na hora de mudar o seu ERP. Todo esse processo, apesar de ser longo, lhe proporciona ganhos imediatos para o crescimento da sua empresa.


O GigaERP permite que sua empresa faça tudo isso de forma mais fácil. Trabalhamos com foco em produtividade, onde nossas ferramentas, qualificações e ações têm como maior objetivo impulsionar o sucesso garantindo aos nossos clientes, além de crescimento e maiores resultados com soluções inovadoras e fáceis de usar.

32 visualizações

Posts recentes

Ver tudo