Uma empresa forte no mercado, se tratando de gestão de pessoas, é aquela que possui colaboradores empenhados e comprometidos com os seus valores e propósitos.
Contudo, infelizmente muitas organizações possuem problemas em gerir funcionários e isso se dá devido ao clima organizacional criado pelos líderes. Mas nem tudo está perdido. Isso pode ser mudado e a sua empresa pode tornar-se referência em gestão de pessoas!
Com certeza o papel de um líder, independente do cargo, é direcionar e orientar seus liderados pela sua jornada de trabalho e, com isso, proporcionar uma experiência que agregue valor na carreira profissional.
E por que a gestão de pessoas de uma empresa é tão importante?
Ter uma gestão eficiente impacta diretamente no rendimento e produtividade dos colaboradores, no planejamento estratégico, na execução de metas estabelecidas e, por fim, na imagem externa que a empresa possui.
Dessa forma, colaboradores engajados e felizes com o ambiente de trabalho serão promotores de sua empresa. Isso quer dizer que é necessário investir constantemente para treinar essas pessoas, motivá-las e deixá-las realizadas com a profissão.
Para gerir pessoas em uma organização, é preciso proporcionar as frentes de cinco principais pilares:
Motivação;
Comunicação;
Trabalho em equipe;
Habilidades e competências;
Capacitação e crescimento.
Portanto, se você deseja entender de que forma deve liderar seus colaboradores, continue lendo!
Motivação
A motivação é um dos pilares mais importantes que guiarão as outras quatro frentes. Ter um colaborador engajado significa sucesso e comprometimento na execução de atividades e processos.
Para isso, é necessário entender o perfil de cada colaborador e descobrir qual o seu principal motivador. Seja o retorno financeiro (salários + benefícios), seja os princípios pessoais compatíveis com o propósito da organização, ou o crescimento pessoal e profissional adquirido em um plano de carreira concretizado, a gestão precisa conhecer esse motivador.
O ideal é mapear todos os colaboradores, desde o processo seletivo, e estudar de que forma é possível motivá-los. Assim, a empresa terá pessoas comprometidas e determinadas em alcançar as metas e objetivos do negócio.
Comunicação
Em uma empresa não é aconselhável a existência de barreiras hierárquicas para a comunicação entre colaboradores e gestores. A comunicação é um pilar extremamente importante para que as atividades possam fluir dentro da companhia e, por isso, precisa ser encorajada.
Nesse ponto, a transparência no diálogo faz com que o trabalho aconteça em conjunto e com as melhores entregas possíveis. Assim, softwares e/ou ferramentas para comunicação interna podem e devem ser adotados, pois, agilizam nas respostas e tomadas de decisão.
Trabalho em equipe
Os dois pilares anteriores vão impactar diretamente no trabalho em equipe. Portanto, independente do modelo de negócios, as pessoas sempre devem trabalhar em equipe dentro de squads, setores, diretorias, grupos e times.
Por isso, é necessário ter o controle de atividades e processos que estão sendo executados, bem como o rendimento e eficiência que as equipes estão tendo. Como resultado, ter um rendimento baixo é um alerta de que algo pode estar acontecendo, seja a dificuldade no processo ou com as pessoas.
Além disso, as sugestões sempre devem ser levadas em consideração, pois são elas que vão guiar o que é necessário para exercer uma liderança saudável.
Por fim, não se esqueça de que a gestão é de PESSOAS, e assim como todas as pessoas, os colaboradores precisam de momentos de diversão fora do trabalho. Se possível, faça parte desses momentos!
Habilidades e competências
Atualmente têm-se falado muito em Soft Skills (habilidades comportamentais) e Hard Skills (habilidades técnicas). Os termos são utilizados por empresas multinacionais e requerem que os colaboradores tenham competências e habilidades específicas que agreguem no trabalho cotidiano.
Dessa forma, ao iniciar a contratação de pessoas e/ou a realização de processos seletivos, avalie os candidatos de forma rigorosa para contratar aqueles que mais se adequem ao cargo oferecido.
Já que o mercado cresce e evolui rapidamente, é importante construir um ambiente de busca rotineira por conhecimentos novos. Com isso, inovação e mudança não devem ser um medo para a empresa, e sim uma oportunidade!
Capacitação e crescimento
Proporcionar aos colaboradores o crescimento pessoal e profissional é uma vantagem competitiva frente ao mercado. Uma vez que, ter colaboradores buscando por inovação é uma chance de alavancar modelos de negócios.
Sendo assim, reserve um cash mensal para investir em treinamentos e cursos pois, de alguma forma, esse investimento trará retorno na eficiência e entregas do trabalho.
Fazer avaliações de desempenho é uma ótima oportunidade de identificar quais os cursos e treinamentos que seus colaboradores precisam. Mas não se esqueça dos outros pilares, perguntar também é uma forma de identificar o que querem.
Por fim, o crescimento pessoal também é importante! Invista em autoconhecimento. Os colaboradores precisam estar bem consigo mesmo para trabalhar. Mostrar essa preocupação com eles demonstra a preocupação da gestão.
Experiência do Colaborador
Nos dias de hoje, as pessoas têm prezado bem mais por terem liberdade de opinião e por serem ouvidas e valorizadas dentro das empresas do que um retorno financeiro alto em si.
Assim, para acompanhar essa mudança, o bem-estar dos funcionários torna-se uma prioridade. Para isso, é ideal fortalecer o vínculo entre a empresa e seus funcionários, e é exatamente esse o objetivo da experiência do colaborador.
Logo, ela é importante pois garante um relacionamento melhor com os clientes, maior produtividade e, consequentemente, mais sucesso. Ou seja, manter os colaboradores engajados e satisfeitos está diretamente ligado ao crescimento da empresa.
Percebemos, então, que a experiência do colaborador consiste em como ele se sente no ambiente de trabalho e é exatamente por isso que ela é fundamental.
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