top of page

3Cs para a Inovação Aberta

A inovação aberta é um modelo de gestão empresarial voltado para a inovação que promove a colaboração com pessoas e organizações externas à empresa.



Por maior e melhor que seja a equipe de uma empresa, nem sempre ela conseguirá apresentar ideias inovadoras sozinha em um mercado tão competitivo. A ideia é ampliar o conceito de inovação para que haja colaboração entre empresas, órgãos públicos e pessoas de fora da organização para a criação de novos produtos e serviços.


Para algumas empresas, isso ainda pode ser algo impraticável, já que existem crenças que todas as informações da empresa devem estar guardadas a sete chaves, como um grande segredo. No entanto, essa parceria com terceiros ainda pode contribuir para aquele resultado que os empresários tanto amam: reduzir custos e de brinde reduzir os riscos.


Existem três pilares pilares para a inovação aberta, os 3Cs, eles fazem toda a diferença para entender esse conceito.


1º C - Começar


Comece com muito ou pouco, certo ou errado, sozinho ou acompanhado. Apenas comece.


Romper a inércia é essencial. Planejar é sempre bom. Mas manter-se tão fiel ao plano de modo que você fique estagnado? Não necessariamente.

Parafraseando Bruce Lee, não passe muito tempo pensando em algo, ou nunca conseguirá fazê-lo. O importante é, diariamente, fazer pelo menos um movimento definitivo em relação ao seu objetivo.


2º C - Conectar


Para a inovação, um bom bom relacionamento é o ponto chave.


Relacione-se com um amplo leque de pessoas físicas e jurídicas. A conexão certa nem sempre aparece de imediato, por isso é importante estabelecer diversas relações, até que se encontre a ideal.


Conexão é o ponto. As corporações seguem diferentes processos e possuem incentivos diferentes. Alinhar tudo requer paciência, inteligência e relacionamento - e relacionamentos de sucesso baseiam-se em encontrar interesses comuns e respeitar as diferenças.


3º C - Confiar


Confiança é o pilar mais importante, pois reduz atritos e custos. Por isso, sempre dê o primeiro passo e entre com a guarda aberta. Além disso, esteja disposto a dar antes de receber, seja positivo e busque o possível.


Inovação aberta é sobre fazer além do que os outros estão fazendo.


27 visualizações

Comments


bottom of page